O ESTÁDIO DO CORINTHIANS E OS DUTOS DA TRANSPETRO

O terreno previsto para a construção do estádio do Corinthians é atravessado por dois dutos da Transpetro ligando a Refinaria Henrique Lage (REVAP) em São José dos Campos ao Terminal localizado em São Caetano do Sul (DTCS).

Trata-se dos dutos denominados OSVAT 22 e o OSVAT-OC 24 que transportam. respectivamente, derivados claros de petróleo e óleo combustível.

Foram construídos na década de 70 e, de acordo com o Plano Diretor de Dutos (PDD- SP) da Petrobras o remanejamento dos  dutos que, como estes, demandam ao Terminal de São Caetano do Sul está previsto a se realizar somente a partir de 2014.

No entanto, aparentemente nada impede que a Transpetro priorize  a mudança de traçado daqueles dois dutos no trecho em questão, mesmo que em caráter  provisório, Neste caso, poderia se estudar um desvio destas tubulações, ao longo da sua faixa de domínio, desde que se encontre áreas vizinhas disponíveis, ou mesmo se procurar outro traçado alternativo, também em áreas disponíveis, caso a primeira hipótese não se configure viável.

Em qualquer dos casos haverá necessidade de se realizarem estudos ambientais e de análise de risco para subsidiar o processo de licenciamento, que neste caso estaria a cargo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente por se tratar de uma obra linear que atravessa diversos municípios.

A solução deste problema está também intricicamente ligada  à obtenção da Licença Prévia  para a construção do complexo do estádio, se constituindo em mais um entrave às aspirações do COL e do clube em dar início às obras o mais rápido possível que, como se sabe, só poderá ocorrer com todo o processo de licenciamento concluído.

( JE Cavalcanti)

Esta entrada foi publicada em Meio Ambiente. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>