O ROMPIMENTO DO TANQUE DE AERAÇÃO DA ETE TOQUE-TOQUE EM NITERóI

No último dia 17 de abril rompeu completamente a parede lateral ( a de maior dimensão) do tanque de aeração da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE- Toque-Toque) de Niterói.

O “tsunami” que se seguiu era composto por uma suspensão de biomassa que se esparramou pela redondeza arrastando tudo que encontrava pela frente,  inclusive pessoas que estavam na direção do fluxo.

Não há ainda informações acerca das causas do desmoronamento, uma vês que o caso está ainda na fase de pericia técnica mas parece que o problema é de ordem  estrutural.

Entretanto, o material derramado foi na realidade o produto de uma das últimas fases do tratamento biológico de nível secundário. Faltaria apenas a separação de fases que se daria nos decantadores de jusante, de forma a segregar o efluente tratado  do lodo biológico (biomassa) que se mantinham  misturados  no tanque até seu rompimento.

Desta forma, os 6000 m3 de licor que vazaram carrearam, além do líquido, uma grande quantidade de biomassa de cerca de 12 a 24 toneladas (base seca), constituída de uma fauna variada de microorganismos, muitos deles patogênicos.

Assim sendo, para se prevenirem de doenças de veiculação hídrica, é recomendável que as pessoas que tiveram contacto físico com este material, principalmente àquelas que se feriram no acidente, tenham um acompanhamento médico preventivo rigoroso e continuado.

(JE Cavalcanti)

Esta entrada foi publicada em Enchente, ETE. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a O ROMPIMENTO DO TANQUE DE AERAÇÃO DA ETE TOQUE-TOQUE EM NITERóI

  1. JOAO BATISTA DE ASSIS PEREIRA disse:

    Solicito providências da Águas de Niterói no sentido de reparar um erro cometido no sistema de coleta e tratamento de esgoto e construir uma estação elevatória na região Oceânica de Niterói no lugarejo denominado Engenho do Mato mais precisamente na região de menor cota num entroncamento com a Rua 77.
    Recentemente, a Água de Niterói, atendendo a apelos sucessivos de moradores dessa localidade, ali compareceu e lançou um tramo de duto, a partir do seu ponto de cota mais elevada segundo uma diretriz em declive, passando despejar os dejetos recolhidos de meia dúzia de residências até um valão, em céu aberto no, cerca de 70 metros a jusante, no entroncamento de uma via transversal, num desnível considerável.

    Podemos observar, sem necessidade de levantamentos topográficos, tratar-se do ponto mais baixo da região litorânea de Itaipu a deter a menor cota de elevação, visto que, basta uma leve precipitação para inundar completamente as vias periféricas, consolidando o entendimento topográfico definido anteriormente.

    Desata forma, não fica difícil concluir que a Concessionária, numa análise perfunctória, deveria observar a necessidade premente de construir uma estação elevatória para recalque para viabilizar o fluxo por gravidade do efluente até a estação de tratamento mais próxima.

    Solícito, como morador daquela localidade uma pronta ação da Concessionária no sentido de implementar as obras necessárias, de forma a não continuar contribuindo, por omissão, na contaminação ambiental do solo e lagoas da Região (Itaipu e Piratininga) com extensão ate na Baia da Guanabara, já bastante degradadas por falta da coleta e tratamento de efluentes.

  2. JOAO BATISTA DE ASSIS PEREIRA disse:

    Não satisfeito com o ROMPIMENTO DO TANQUE DE AERAÇÃO DA ETE TOQUE-TOQUE EM NITERóIO, alem de continuar poluindo a região oceânica de niteroi na localidade denominada de Engenho do Mato, a Concessionária Aguas de Niteroi passou a cobrar uma taxa que mutiplica por dois os custo da conta dagua de cada morador a titulo de coleta de esgoto que despeja em ceu aberto naquela localidade, in natura sem qualquer tratamento, contaminando o solo e poluindo as lagoas de itaipu e piratininga.
    Aviso ao Diretor Dante Levisoto que a comunidade esta articulando e buscara em breve seus direitos na justiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>